ComFestas - O seu PoNtO de Entretenimento na net! Cacoal - RO
Atualizado em 15/11/2010
tweet
tweet

ComFestas - O seu PoNtO de Entretenimento na net!

O município de Cacoal é um dos mais prósperos e importantes do estado, por sua sólida economia em plena expansão, destacando-se como grande produtor agropecuário. Tem sua história vinculada a expansão agrícola nacional decorrente da convergência de fluxos migratórios para o Estado de Rondônia.

Sua efetiva ocupação teve início na década de 70, quando ao local chegaram para se estabelecer os migrantes vindos de região sul e sudeste, que começaram a construir suas casas próximos ao ribeirão pirarara e a BR 364, em 5 de julho de 1972. Essa data é dada como marco inicial da história do município, assim como o local onde os pioneiros acamparam suas barracas, entre o ribeirão pirarara e a BR 364. Com o crescimento do fluxo migratório o povoado foi crescendo e se desenvolvendo, nessa ocasião o povoado era conhecido como Nova Cassilândia. Nessa mesma época o INCRA implantou o Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná, para disciplinar a sua ocupação, coordenou a distribuição de lotes e o assentamento de colonos.

O nome Cacoal foi dado pelo guarda fios da comissão Rondon, Senhor Anízio Serrão de Carvalho, uns dos primeiros moradores do lugar que ali se instalara em 1912. Essa denominação deveu-se à impressionante quantidade de cacaueiros existentes na floresta das redondezas, principalmente na fazenda de sua propriedade, cujo nome daí advém. Aos poucos o nome Nova Cassilândia foi gradualmente substituído por Cacoal e por este nome ficou conhecida tanto pelos seringueiros como pelos garimpeiros de diamantes que por ali passavam, rumo aos rios Comemoração (Barão do Melgaço) e Apediá (Pimenta Bueno), tendo sido oficializado quando o vilarejo foi emancipado à município.

Em 1979, o governo do Território Federal de Rondônia, através da Secretaria de Planejamento, elaborou o plano de orientação urbano de Cacoal. Este plano, além de definir e orientar o sistema viário da cidade, esboçou projetos de zoneamento e zonas para construção de edifícios.

De sua conformação geográfica inicial em 1977, o município cedeu terras e habitantes para a criação aos municípios de Rolim de Moura em 1983, e Ministro Andreazza em 1992.

É um município que se estende ao longo da BR 364, com características essencialmente agrícolas, entretanto, a industrialização vem crescendo acentuadamente.

Especialidades

Mural de Recados, Festas, Fotos, Fotos de Festas, Cacoal, Rondônia, História de Cacoal, Lanhouse, Lan House, Lan-House

Endereço

Rua Antônio Deodato Durce / Centro
Cacoal/RO - 78975-000


Copyright 2003-2012 cadetu.com.br | Termos de uso